Pausar para Sentir



Por: Alessandro Caldeira




Somos auto sabotadores, relinchamos tentando convencer-nos de que o resultado nos importa e não há melhor maneira para isso, porém, quando nossos jogadores saem daqui, vemos o que eles podem fazer e passamos a admirar as equipes onde eles atuam lá fora. 


C
erta vez, Vanderlei Luxemburgo declarou que não há mais espaço para os jogadores que cadenciam, ou pausam as jogadas porque os atletas que temos ultimamente não comportam esse estilo, uma vez que são velocistas e tendem a implementar correria no ataque.

Luxemburgo não foi errado ao dar tal afirmação, no entanto, a fala do treinador evidencia um problema de nossos jogadores que é justamente a inexistência da “pausa” durante os jogos.  

Como insisto em dizer, o futebol confunde-se com a vida, portanto, não é surpresa que nossas equipes brasileiras estejam mais “ansiosas” pela chegada rápida ao ataque, pelas definições (sem um bom acabamento) e pelo resultado imediato que toda essa velocidade condiciona.

Não é difícil percebermos o quanto nossos jogadores ficam frenéticos por acabar logo com uma jogada, não se pode ter a bola nos pés que logo aparece a mania de se livrar dela como se fosse um crime, um pecado que deixa exposto o quanto não sabemos mais rolar a bola.

Hoje em dia, é fácil de dizer, e eu fico triste em ter de concordar: se a bola depender da forma como se joga aqui no Brasil, ela perderia seu ofício de caminhar pelo campo. Aqui, a bola escorrega, assim como a um medíocre que não vive nenhuma experiência.

Mas, veja bem: nossa torcida são auto sabotadoras. Digo isso porque o jogo que nos privilegiou foi o da cadência, da pausa das jogadas e do ritmo. O jogador sempre foi lembrado pela sua imprevisibilidade, habilidade e irreverência, mas também necessitávamos das jogadas cadenciadas.

A seleção de 70, por exemplo, como jogava? Não era apenas os dribles de Pelé, mas pausavam a bola para terem uma noção da onde estavam, e para que a bola pudesse ser vista realizando seu principal ofício. 82 foi a mesma coisa, sabia-se quando era hora da bola e não dos jogadores.

Seleção de 70 e a pausa para atrair o adversário

Só que como estava dizendo: somos auto sabotadores, relinchamos tentando convencer-nos de que o resultado nos importa e não há melhor maneira para isso, porém, quando nossos jogadores saem daqui, vemos o que eles podem fazer e passamos a admirar as equipes onde eles atuam lá fora.

É por isso que Nelson Rodrigues um dia declarou: “Partiu o escrete. Terminou seu exílio.” Não enxergamos os jogadores por aqui, mas os números que ele pode colecionar em suas equipes. Isso muda quando os jogadores vão para a Europa e podem jogar.

Por exemplo, um dos maiores criadores que temos hoje em dia aqui no Brasil, chama-se Dudu. Sem ele, o Palmeiras, do Vanderlei Luxemburgo, não teria uma equipe com cada vez mais cara do jogo brasileiro. Ele é a cadência, a pausa, quando o jogo passa por ele, todos os outros jogadores entendem o que é preciso fazer.

Mas olha que engraçado, amigos, todos os analistas, os especialistas da “mãe-tática” esbravejam dizendo que o lugar do Dudu é na esquerda e que o jogador não pode sair de lá. Não sei se isso é mal entendimento ou inveja, mas brasileiro tende achar mais cômodo quando o jogador não se arrisca.

Pois, eu tenho a algo a dizer para vocês, amigos: o melhor lugar de Dudu no campo é aonde ele quiser estar.

Lembro-me das palavras de Zaratustra enquanto escrevo esta crônica: saber dançar é saber mover-se no silêncio.

Podemos dizer que a necessidade de pausar as jogadas é saber atacar os “silêncios” deixados no campo, isto é: saber encontrar os espaços para nos desviarmos das rochas.

O último jogo do Palmeiras foi assim. O Guarani era a rocha do time verde que, enquanto não sabia mover-se no silêncio, várias vezes se chocava na rocha imposta pela equipe paraguaia na defesa.

A versão "pausada" palmeirense quando resolveu sentir o jogo. 

A pausa, meus amigos, é a potência da qual Espinosa tanto fala: efetuar um bom encontro. Assim como a nossa relação com a música preferida, ela parece ficar melhor quando a levamos na mesma intensidade. Isso se trata de compor suas relações.

É preciso fazer como se faz na poesia: transformar a velocidade e a lentidão para potencializar o jogo jogado. É preciso deixar que o jogo também nos afete para criar-se uma relação e experiência da partida. Afinal de contas, um homem com pouca experiência torna-se pobre.

Portanto, eis a verdade do jogo: primeiro a imagem, depois se preocupar em harmonizar. Quero dizer, a imagem que um jogo reproduz é o corpo e deve-se senti-lo. Em seguida, invadir o jogo assim como a uma música.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário